domingo, 8 de abril de 2012

Torta Holandesa de Sorvete


Devido ao calor, essa torta me deu um bocado de trabalho, pois usei sorvete de creme na preparação, bem como montei a sobremesa em uma forma de aro removível, fazendo com que o creme, logo depois de batido, escorresse pela forma. Por aí já dá para imaginar a aventura que passei, confessando ainda que eu achei que esse post não fosse rolar. De qualquer forma, apesar dos incidentes, consegui consertar a torta passando agora a receita seguida de dicas para evitar o vazamento.


Torta Holandesa de Sorvete
Ingredientes:
1 ½ pacote de bolacha de maisena;
4 colheres de sopa de manteiga ou margarina (ambas sem sal e em temperatura ambiente);
1 pacote de bolacha coberta com chocolate (aquela Calipso);
2 caixinha de creme de leite (200 gramas cada);
200 gramas de leite condensado;
2 xícaras de chá de sorvete de creme;
200 gramas de chocolate ao leite ou meio amargo.

Modo de preparo:
Bata as bolachas de maisena no liquidificar ou passe-as no processador, até que virem uma farofa fina. Em seguida, misture a farofa com a manteiga até que vire uma massa homogênea ( se achar necessário coloque um pouco mais de manteiga).
Em uma forma de aro removível (eu não fiz, mas diante do que passei sugiro forrá-la com papel manteiga ou papel filme), coloque em toda lateral os biscoitos cobertos de chocolate, cobrindo o fundo com a massa de farofa, reserve.
Em uma batedeira, bata o sorvete com o leite condensado e 1 caixinha de creme de leite, despejando o creme em um recipiente com tampa, levando ao freezer por 2 horas antes de despejar na forma (eu não fiz, mas sugiro fazê-lo para que você não passe pelo mesmo que eu).
Passadas duas horas, despeje o creme na forma, cobrindo com papel filme levando ao freezer por 12 horas.
Passadas 12 horas prepare a cobertura, derretendo em uma panela 200 gramas de chocolate picado em 1 caixinha de creme de leite, mexendo sem parar e em fogo baixo até que vire um ganache. Derrame essa cobertura por cima da torta, decorando com pedaços de chocolate.
Leve ao freezer novamente por mais algumas horas ou até a hora de servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário