domingo, 15 de abril de 2012

Musse de Chocolate


Para adoçar a vida fiz essa musse hoje, tomando por base uma receita do livro Dona Benta Comer Bem. Ah! E ao invés de usar uma barra de chocolate meio amargo, decidi aproveitar um Ovo de Páscoa que eu tinha no armário.
Musse de Chocolate

Ingredientes:
6 claras batidas em neve;
8 gemas;
1 Ovo de Páscoa de chocolate ao leite ou meio amargo picado (275 gramas, usei só ovo, não usei os bombons);
2 colheres de sopa de manteiga sem sal;
2 colheres de sopa de açúcar;
1 colher de sopa de conhaque ou cachaça (vinho branco também serve).
Modo de preparo:
Depois de batidas as claras em neve leve-as à geladeira.
Coloque a manteiga e o chocolate picado em uma tigela, levando para derreter no micro-ondas por 3 minutos. Uma dica para não queimar o chocolate, é levá-lo para derreter de 1 em 1 minuto, colocando o primeiro minuto no aparelho, retirando o chocolate e dando uma ligeira mexida, repetindo o procedimento pela segunda vez, fazendo pela terceira vez só se realmente for necessário. Isso evita do chocolate queimar, já que o tempo para derreter pode depender da potência do micro-ondas.
Bata as gemas e o açúcar na batedeira, até obter uma gemada clara e espumosa.
Com a ajuda de uma colher de pau misture o chocolate derretido à gemada (tem que ter braço nessa hora). Adicione a bebida e mexa.
Incorpore delicadamente as claras em neve ao creme de chocolate, até que fique homogêneo. Coloque o musse em um refratário ou em tigelas individuais, levando à geladeira por 4 horas ou mais. Para decorar salpique chocolate em pó (aquele do padre).

Nenhum comentário:

Postar um comentário