domingo, 22 de abril de 2012

Bananas do Céu


Essa receita eu peguei no site http://www.receitas.com/maisvoce/banana-do-ceu-4d50fd2652e0b252bc00a1bc, se bem que confesso que fiz algumas alterações, mas não tem importância, até porque já falei aqui sobre colocarmos nossa personalidade na receita.
De qualquer forma, segue a minha versão de “Banana do Céu”.

Ingredientes:
3 bananas nanicas cortadas ao meio no sentido do comprimento;
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina (sempre sem sal);
4 gemas;
1 colher de sobremesa de açúcar;
1 colher de chá de canela em pó;
4 claras;
6 colheres de sopa de açúcar;
Raspas de 1 limão;
2 colheres de chá de canela misturada a 1 colher de chá de açúcar para salpicar.

Modo de Preparo:
Numa frigideira, coloque aos poucos a margarina/manteiga e doure as metades das bananas de ambos os lados, sempre fazendo aos poucos, ou seja, colocando duas metades por vez, afinal a pressa é inimiga da perfeição.
Depois de prontas as bananas, acomode cada uma das metades em potinhos/forminhas de cerâmica (1 metade para cada potinho) untadas com margarina/manteiga. Se quiser ou se não tiver as forminhas, pode também usar um refratário médio também untado. Reserve.
Em uma tigela, bata (se puder usar batedeira melhor) as gemas, o açúcar (1 colher de sobremesa) e a canela, até que fique um creme claro e homogêneo, despejando por cima das bananas que estão nos potinhos ou no refratário.
Em seguida, bata as claras em neve (aqui a batedeira é imprescindível), acrescentando depois o açúcar (6 colheres de sopa) e as raspas de limão, continuando batendo em velocidade alta até obter um merengue firme.
Cubra as bananas com o merengue, salpicando por cima a mistura de açúcar e canela, levando ao forno pré-aquecido em temperatura de 170 ºC (a temperatura mais baixa do meu forno é 180 ºC) por aproximadamente 20 minutos ou até que fique dourado.
Você poder servir gelada ou quente acompanhada de sorvete, eu servi gelada e sem sorvete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário