sexta-feira, 13 de abril de 2012

Penne Picante


Sexta-feira sempre é uma festa, afinal é véspera de final de semana e sempre sentimos aquela expectativa gostosa em relação ao tão merecido descanso e as coisas que nos permitimos fazer, tais como dormir até tarde, ir para balada, encontrar os amigos, ficar com a família, dar um pulo na praia, comer bobagens na frente da TV, ir ao cinema, ler um livro ou até mesmo se dar ao luxo de simplesmente não fazer nada. Por isso, em homenagem a sexta-feira preparei Penne Picante que ficou ótimo com polenta frita e uma boa taça de vinho tinto.

Penne Picante

Ingredientes:
250 gramas de macarrão do tipo penne (metade do pacote);
6 tomates sem pele picados em cubo;
5 colheres de sopa de azeite;
½ cebola picada;
4 dentes de alho picados;
1 pimenta dedo de moça sem sementes;
1 colher de sopa de orégano;
Sal a gosto;
Pimenta moída na hora a gosto;
1 linguiça calabresa cortada em fatias bem finas;
1 colher de chá de açúcar (para retirar a acidez);
Queijo parmesão ralado a gosto;
Água para cozinhar o macarrão temperado com sal a gosto.

Modo de preparo:
Enquanto esquenta a água do macarrão, em uma panela adicione o azeite e doure a cebola e o alho, colocando em seguida a pimenta dedo de moça. Acrescente os tomates, deixando-os por uns cinco minutos ou até que comecem a dissolver os pedaços, temperando com sal e pimenta moída na hora.
Vá mexendo os tomates, adicionando o orégano e o açúcar, se achar que o molho está muito espesso acrescente ½ copo de água.
Deixe o molho cozinhando por uns 20 minutos ou até que o molho esteja mais dissolvido com alguns pedaços de tomates. Reserve.
Cozinhe o macarrão na água fervente, escorrendo quando estiver al dente.
Em uma frigideira, coloque as fatias de linguiça (não precisa adicionar azeite), refogando por alguns minutos, misture a linguiça ao macarrão escorrido, despejando em seguida o molho, finalize com o queijo parmesão.
Rende 4 porções bem servidas.

P.S.: Como já vai ter a pimenta dedo de moça, aconselho controlar a mão na hora de moer a pimenta (eu misturo a branca com a preta), lembrando ainda que a calabresa costuma ser apimentada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário