domingo, 1 de junho de 2014

Paris I

Já tem um tempinho que não dou as caras por aqui, o motivo é porque estava viajando com a família, passando por Barcelona, Paris e Lisboa. Fazem apenas três dias que voltamos e já estou com saudades, e para matar um pouco a falta dessas três cidades maravilhosas, compartilharei no blog um pouco do que vimos, começando hoje por Paris.

Quando chegamos, apesar de ser primavera, chovia e fazia frio – a temperatura por lá em maio varia de 11 °C a 18 °C no máximo – e como já era hora do almoço, após deixarmos as malas no hotel fomos comer no Le Café Prud, um bistrô que apesar de simples é bem aconchegante.

Apesar da existente má fama dos franceses em se negarem a falar outra língua com os turistas que não seja o francês, fomos atendidos por uma garçonete super atenciosa que nos atendeu em inglês e ainda arriscou um obrigado em português.

Bom, começamos pela entrada, eu pedi presunto cru acompanhado de melão, o Daniel e a Bru escolheram uma espécie de suflê de queijos que estava divino – claro que experimentei - o meu cunhado foi de saladinha, enquanto que o meu sogro pediu uma torta de champignons que também estava muito boa.

De prato principal, fui de Steak Tartare, não me lembro exatamente o que os outros pediram, mas se não estou enganada acho que o Daniel e os meus sogros pediram massa acompanhada de escalope a milanesa, enquanto que a Bru e o meu cunhado foram de salsichão.

Achei interessante a apresentação do Steak Tartare, mas no que diz respeito ao sabor confesso que não achei grande coisa.

De sobremesa dividimos um Crème Brulée e um creme de queijo com geleia de frutas vermelhas, suficientes para adoçar a tarde e iniciarmos nossa aventura por Paris, começando pelo Louvre, um dos maiores e mais famosos museus do mundo. É lá que está a Mona Lisa de Leonardo da Vinci, dentre tantas outras obras importantes incluindo a Afrodite conhecida como Vênus de Milo, cujo autor até hoje é desconhecido.

No caminho para o museu achei a cidade suja, mas não menos fascinante, tudo em Paris chama a atenção, desde a arquitetura dos prédios e monumentos até os parisienses com seu modo blasé de ser.

Chegando ao Luvre, nos demos conta que uma única tarde seria impossível ver todo o museu, por isso, optamos por visitar apenas a Mona Lisa e outras obras do primeiro andar e térreo.

Localizado no Palácio do Louvre, o lugar é realmente incrível, contando com um rico e importante acervo que conta a história da civilização ocidental e oriental.

Depois seguimos em direção a Champs Elysées, onde fizemos uma longa caminhada, passando por algumas lojas, uma pizzaria – para o jantar – e uma famosa doceria, a Ladurée conhecida pelos seus macarons, que segundo a lenda teria inventado o doce.

Entramos na loja e compramos apenas três macarons – custa 1,90 euros cada – não me lembro de quais os sabores, só sei que o doce era realmente dos deuses, nada parecido com o que eu já tinha comido.

Por volta das 22 horas fechamos o dia – lá os dias são incrivelmente longos nessa época do ano, começa escurecer por volta das 21h30min horas - no Arco do Triunfo que fica no final da Champs Elysées, o arco foi construído por Napoleão Bonaparte para homenagear suas conquistas.


A propósito a Champs Elysées é muito bonita durante o dia e lindíssima a noite, não é à toa que Paris é chamada de cidade luz.


Minha entrada presunto cru e melão

Menu

Suflê de queijos

Steak Tartare

Massa e escalope a milanesa

Sogrinha provando Crème Brulée

Creme de queijo com geleia de frutas vermelhas

Foto clássica no Louvre

Outra foto clássica, achei que tivesse sido original, só que não

Mona Lisa disputadíssima

A selfie não é de hoje

Afrodite

Eis a famosa avenida

Arco do Triunfo lá no fundo da Champs Elysées

Como resistir?

Felizes com a aquisição, um para cada e ainda tivemos que dividir

Café Prud
208 Rue Du Faubourg Saint Martin, Paris, 75010

Museu do Louvre
75058, Paris – France

Ladurée
75, Avenue dês Champs Elysées, 75008, Paris

Nenhum comentário:

Postar um comentário