domingo, 6 de maio de 2012

Tiramisu


A minha família resolveu antecipar o “Dia das Mães”, já que por motivos diversos, muitos não poderiam estar presentes na data. Por essa razão, hoje nos reunimos na casa da minha vó Maria onde cada um deu sua contribuição culinária.
No meu caso resolvi preparar pela primeira vez um Tiramisu, para quem não conhece trata-se de uma tradicional sobremesa italiana, feita a base de mascarpone (tipo de queijo), café, cacau e biscoito. Obviamente, como o mascarpone é caríssimo, acabei adaptando a receita substituindo-o por cream cheese, enquanto que o cacau em pó eu o substitui por chocolate em pó com 50 % de cacau, que também é bem forte.
Como havia falado, é a primeira vez que fiz essa receita e que apesar de eu achar maravilhosa, devido às peculiaridades de misturas de ingredientes café + queijo, uns amam enquanto que outros nem tanto (acredite, não é todo mundo que gosta), de modo que fiz uma pesquisa longa em livros e sites diversos antes de me aventurar nessa deliciosa e elegante receita.
Bom, vamos ao que interessa...

Tiramisu

Ingredientes:
4 gemas;
5 colheres de sopa de açúcar;
1 colher de chá de essência de baunilha;
200 gramas de cream cheese batido (se tiver bala na agulha use o mascarpone);
4 claras batidas em neve;
3 colheres de sopa de açúcar;
2 pacotes de biscoito champanhe (pode ser que não use tudo);
2 xícaras de café expresso frio (pode substituir por café de coador, porém, bem forte);
1 xícara de café de vinho branco (pode usar licor, conhaque, cachaça, acredite já vi receita feita com uísque);
Chocolate em pó (famoso do padre) para polvilhar;
Chocolate meio amargo ou ao leite ralado para polvilhar.

Modo de preparo:
Com o auxílio de uma batedeira, bata as gemas com açúcar (5 colheres) até que vire um creme esbranquiçado, adicionando a essência de baunilha e o cream cheese. Continue batendo até que fique homogêneo. Reserve.
Após bater as claras em neve, adicione o açúcar (3 colheres) até que vire um merengue. Misture o merengue ao creme de gemas, mexendo bem até que fique com consistência lisa e macia. Reserve.
Em um prato, misture o café e o vinho, mergulhando os biscoitos rapidamente (por e tirar) para então colocá-los em uma travessa, dispondo-os um do lado do outro.
Feita a primeira camada de biscoitos, despeje a metade do creme, cobrindo com uma fina camada de chocolate em pó peneirado.
Faça a segunda camada de biscoitos, cobrindo com o restante do creme, cobrindo com uma camada mais generosa de chocolate em pó peneirado.
Finalize com o chocolate ralado.
Rende aproximadamente 14 porções

P.S.: Ah! Antes que alguém me pergunte sobre as fontes, esclareço que pesquisei a receita nos livros “Nigella Express – Receitas Rápidas e Saborosas”, “Dona Benta Comer Bem” e “Mestre Cuca Larousse”, além do meu caderninho particular de receitas e sites de culinária diversos (desculpe, esqueci-me de anotá-los), juntando uma receita com outra, ignorando algumas e trocando ingredientes por outros, resultando na minha sobremesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário