domingo, 25 de março de 2012

Suflê de Maçã


No final a minha sobremesa, com cara de café da tarde deu super certo, ficando com uma textura mais leve que o bolo, o que eu adorei.
A receita eu peguei do livro Dona Benta Comer Bem, deixando por minha conta a calda de maçã para jogar em cima do suflê.

Suflê de Maçã

Ingredientes para a massa:
3 maçãs com casca e cortadas grosseiramente;
3 claras;
3 gemas;
6 colheres de sopa de açúcar;
3 colheres de sopa de farinha de trigo;
1 colher de café de canela em pó;
1 colher de café de fermento em pó;
Margarina sem sal para untar a forma refratária.

Modo de Preparo:
Coloque as maçãs para assar cobertas em papel alumínio até que possam ser amassadas (não se esqueça de untar levemente a forma para que a fruta não grude).
Passe as maçãs pela peneira, formando um purê.
Batas as claras em neve e acrescente o açúcar, batendo mais uma vez, em seguida despeje o purê de maçã e as gemas, misturando a massa. Coloque a farinha, a canela e por último o fermento.
A massa ficará com uma consistência fofa, devendo ser despejada em uma forma refratária untada com margarina, para ser levada ao forno em temperatura branda (o meu forno eu coloquei 180ºC) por aproximadamente 40 minutos.

Ingredientes para a calda:
1 maçã cortada em cubos com casca;
1/2 copo de água;
3 colheres de sopa de açúcar;
1 tampinha de essência de baunilha.

Modo de Preparo:
Coloque a maçã, a água, a essência de baunilha e o açúcar no fogo, mexendo de vez em quando.
Desligue quando a calda começar a encorpar.
Sirva frio e por cima do suflê, se quiser jogue canela em pó por cima.
Se os convidados não forem gulosos, a receita dá para 6 pessoas.

P.S.: Cuidado com o tamanho da forma, pois a quantidade da massa na hora de colocar para assar pode enganar, pois ela cresce bem, correndo o risco de escorrer no forno. A forma que usei, apesar de não ser grande, é funda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário