terça-feira, 20 de março de 2012

Tomate Recheado e Farofa de Pão


É o cumulo ficar desperdiçando, então por que não reaproveitar as sobras? Sendo assim, resolvi "reciclar" o purê de ontem, usando-o como recheio para os tomates que resolvi fazer no forno. É muito simples, sem qualquer cerimônia, peguei o equivalente a 1 e 1/2 xícaras de chá de purê de batata com mandioquinha e misturei a 2 colheres de sopa de arroz cozido.
Depois, retirei a polpa dos tomates com uma colher (a polpa pode ser usada no preparo de um futuro molho tomate), e os forrei com o recheio de purê, salpicando por cima queijo parmesão ralado.
Coloquei os tomates para assar em uma forma untada com azeite, por aproximadamente 20 minutos.
Com essa medida de recheio dá para rechear 6 tomates, embora eu tenha feito só 4.
Para acompanhar os tomates, além do velho e bom arroz com feijão, preparei uma farofa que também fez uso da "reciclagem".

Farofa de Pão

Ingredientes:
2 pães franceses de três dias atrás;
1/2 cebola picada;
4 dentes de alho;
1 linguiça fininha defumada picada;
1 xícara de café de toucinho defumado;
3 punhados de salsinha picada;
2 colheres de sopa de azeite;
Sal e pimenta moída a gosto.

Modo de Preparo:

Corte os pães em cubo, passando-os no precessador para que virem farinha. Em uma frigideira, refogue a cebola e o alho no azeite, acrescentando a linguiça e o toucinho até ficarem dourados, acrescente a salsinha, temperando com sal e pimenta. Por último coloque a farinha de pão e mexa com cuidado, se achar muito seca, acrescente mais 1/2 colher de azeite.
Sirva em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário