domingo, 4 de março de 2012

Pudim de Banana


Como sábado geralmente é dia de pizza aqui em casa, ao invés de preparar o jantar, resolvi fazer este pudim, que peguei do livro "Dona Benta Comer Bem". Confesso que fiz algumas modificações, mas nem por isso acho que fez feio para a receita do livro.
Pelo contrário, ficou muito bom, sem falar que foi uma novidade, porque a única sobremesa de banana que eu conhecia até agora, era o "Bolo de Banana". Tudo bem, que na hora de desenformar eu me atrapalhei um pouco, o que dá para ver na foto, mas tudo bem, esses acidentes de percurso acontecem.
Bom, vamos ao que interessa...

 Receita do "Pudim de Banana"
Ingredientes para o pudim:
3 bananas nanicas;
3 ovos inteiros;
250 ml de leite (1 copo comum);
1 xícara de chá de açucar.
Ingredientes para calda de caramelo:
4 colheres de sopa de açucar.

Modo de preparo:
Cozinhe as bananas com casca, até que a água ferva e a casca começe a abrir. Feito isso reserve as bananas. Em um liquidifcador, coloque os ovos, o leite, o açucar e por ultimo as bananas sem a casca e bata tudo até que vire uma massa homogênea.
Deixe a massa descansando no liquidificador, enquanto aquece o forno numa temperatura de  230ºC.
Comece a preparar a calda do pudim no fogão, colocando o açucar em uma forma com buraco no meio, derretendo-o até virar uma calda. Vá espalhando o caramelo por toda a forma.
Despeje o pudim na forma caramelada, colocando no forno para assar em banho-maria por aproximadamente 60 minutos.

P.S.: As modificações que fiz, referem-se a quantidade de bananas, pois o livro fala de 6 a 9 bananas, outra diferença, foi que assei em banho-maria, no livro fala para assar direto no forno, bem como, fiz uma calda caramelo par dar um "up" na receita, já no livro fala apenas para untar a forma (não sei com o que, pois só fala para untar). O livro também pede para usar 1 e 1/2 colher de sopa de manteiga na massa, eu não usei, na verdade acabei esquecendo, rsrsrs.
Ah! Outra coisa que a receita original recomenda é acrescentar 1/4 de vinho branco, como eu não tinha vinho não coloquei.
É isso aí, espero que gostem da receita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário