quinta-feira, 5 de julho de 2012

Steak Au Poivre


A Libertadores acabou, o Coringão levou o título, mas a vida continua. Sendo assim, hoje preparei um jantar especial e como éramos apenas eu e o Daniel, resolvi dar uma super caprichada no menu; Steak Au Poivre acompanhado de Espaguete ao Alho e Óleo e Queijo Gorgonzola.
A receita do espaguete eu já postei aqui no Macarrão ao Alho e Óleo e Queijo Gorgonzola , a diferença foi que ao invés do fusili usei espaguete e na hora de servir salpiquei salsinha picada, além de ter feito uma quantidade menor já que era apenas eu o Daniel.
Então vamos ao Steak Au Poivre, cuja receita peguei no livro Panelinha Receitas que Funcionam de Rita Lobo.

Ingredientes:
4 medalhões de filé mignon;
Sal grosso e pimenta moída a gosto;
1 colher de sopa de óleo;
2 colheres de sopa de azeite extravirgem;
½ xícara de chá de vinho branco seco;
4 colheres de sopa de vinho tinto seco (a receita original fala para usar conhaque, mas como não tinha usei vinho mesmo);
200 g de creme de leite;
Pimenta moída a gosto.


Modo de preparo:
Tempere os medalhões com pimenta e sal grosso. Reserve.
Preaqueça o forno a 200°C.
Em uma frigideira, aqueça o óleo e o azeite. Quando estiver bem quente, coloque os medalhões deixando que doure por 2 minutos sem mexer. Com ajuda de uma pinça vire os medalhões (assim a carne não perde líquido) e doure por mais 2 minutos.
Retire os medalhões da frigideira e transfira para uma assadeira, levando ao forno por 15 minutos.
Na mesma frigideira e aproveitando a gordura que ficou, em fogo baixo, adicione o vinho branco. Com uma colher de pau, esfregue o fundo da frigideira para que os resíduos da carne sejam absorvidos ao molho (este interessante processo se chama deglaçar).
Acrescente o vinho tinto, a pimenta moída e o creme de leite, deixando reduzir até que comece a encorpar. Reserve.
Retire os medalhões do forno, caso tenha formado algum líquido na assadeira, misture-o ao molho na frigideira e misture bem.
Na hora de servir, distribua o molho quente no fundo dos pratos e coloque dois medalhões por porção, derramando mais um pouco por cima. Sirva em seguida.
Ficou ótimo com o Macarrão ao Alho e Óleo e Queijo Gorgonzola.
Rende duas porções.
Ah! Os morangos foram a sobremesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário