sexta-feira, 6 de julho de 2012

Ovos Beneditinos


Sexta-feira é dia de lanche para compensar a semana, por isso preparei estes ovos e para ser sincera, pensei que fossem dar menos trabalho. Mas tudo bem, apesar de eu ter me atrapalhado um pouco e do prato também não ser um exemplo de comida saudável, valeu a pena.
A receita eu me baseei nos ovos beneditinos da Rita Lobo no ótimo livro Panelinha Receitas que Funcionam, pela Editora Senac São Paulo.


Ingredientes para o molho:
2 dedos de água fervente em uma panelinha para preparar o banho-maria;
1 colher de sopa de suco de limão coado;
1 colher de sopa de água quente;
1 gema (desatenta usei o ovo inteiro);
2 colheres de sopa de manteiga derretida;
Sal a gosto.


Modo de Preparo para o molho:
Coloque para ferver uma panelinha com água (2 dedos da panelinha), quando começar a ferver, abaixe o fogo para o mínimo.
Em uma tigela, coloque a gema, o suco de limão e 1 colher de sopa de água quente.
Coloque a tigela dentro da panelinha com a água fervente, batendo a mistura, enquanto aquece em banho-maria, até começar engrossar (o meu não engrossou porque usei o ovo inteiro rsrsrs).
Retire com cuidado a tigela da panelinha e sem parar de bater, vá adicionando a manteiga derretida em fio. Só pare de bater quando terminar de adicionar a manteiga.
Tempere com uma pitadinha de sal.


Ingredientes para os ovos:
6 fatias de pão de forma de sua preferência (usei o integral);
Fatias de frios (eu usei copa e linguicinha defumada cortada em tirinhas bem fininhas);
6 ovos;
Sal a gosto;
Noz moscada ralada.



Modo de Preparo:
Pegue uma frigideira alta e encha com água, deixando ferver.
Assim que ferver, abaixe o fogo para o mínimo.
Enquanto isso aqueça as fatias de pão no forno, até que fiquem ligeiramente tostados.
Voltando para a frigideira com água, quebre um ovo dentro de uma concha, transferindo com delicadeza o ovo para água fervente. Repita o procedimento com os demais ovos.
Ao todo, os ovos devem cozinhar por uns 5 minutos.
Aqueça as tirinhas de linguicinha em uma frigideira (não use óleo, pois a linguiça frita na própria gordura)
Com os pães tostados, distribua duas fatias em cada prato, cobrindo-as com as tirinhas de linguicinha defumada e copa.
Com ajuda da escumadeira, retire com cuidado os ovos da água, deixando escorrer bem.
Em seguida, coloque os ovos em cada fatia de pão (já coberto com as linguicinhas e a copa).
Regue cada ovo com um pouco do molho, polvilhando com noz moscada ralada.
Sirva em seguida.
Rende 6 fatias.
Apesar de eu ter me confundido no preparo do molho, achei que a combinação ficou ótima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário