sábado, 9 de junho de 2012

Fondue de Queijo à Moda do Ivens


Com o frio que tem feito nada melhor que saborear uma fondue, seja de carne, queijo ou chocolate, ou quem sabe as três variações.
A fondue, além de aquecer é com certeza um gostoso programa em família, que pode começar no preparo até o momento de degustá-lo. As crianças, por exemplo, adoram participar dos preparativos e depois fazer aquela farra em volta da panelinha, aliás, acho que não são só as crianças que se divertem os adultos também.
A origem do prato é suíça, não se sabendo ao certo como surgiu, existindo histórias diversas a respeito. O que se sabe é que a fondue (originariamente de queijo) na década de 1950 entrou na cozinha do exército suíço, tornando-se conhecida entre os soldados que levaram a receita para casa, popularizando o prato, pois até então era uma iguaria degustada somente pelos ricos, pois o queijo era considerado caro.
A fondue só ficou mundialmente conhecida, quando o chef Conrad Egli do restaurante Chalet Suísse em Nova Iorque, passou a servir o prato criando também a fondue de chocolate.
Bom, tudo isso é para compartilhar a receita de fondue de queijo que o Ivens (meu irmão) preparou no feriado.


Fondue de Queijo à Moda do Ivens


Ingredientes:
2 dentes de alho;
200 gramas de creme de leite (1 caixinha);
220 gramas de queijo tipo catupiry (1 potinho/copinho do tamanho de requeijão);
200 gramas de queijo mussarela picado;
200 gramas de queijo provolone picado;
100 gramas do queijo parmesão picado;
50 gramas de queijo gorgonzola picado;
1 copo de 200 ml de vinho branco seco.


Modo de Preparo:
Esfregue o dentes de alho na panela em que será feito o preparo e depois os pique, adicionando o creme de leite e o catupiry. Ascenda o fogo e vá mexendo os ingredientes, já podendo colocar um pouco do vinho. Lembre-se que o ideal é usar o fogo baixo sempre.
Em seguida acrescente os queijos mussarela e provolone, mexendo cuidadosamente até que derretam (o provolone provavelmente não vai ter derretido, mas não tem problema). Continue colocando o vinho aos poucos (o preparo da fondue é um exercício de paciência).
Coloque o parmesão e continue mexendo.
Vá adicionando o vinho.
Finalize com o gorgonzola, devendo ser adicionado aos poucos para você sentir o gosto, pois dependendo do seu paladar pode ser que não queira usar tudo.
Se sobrar vinho coloque o restante.
Assim que a mistura de queijos estiver bem cremosa e praticamente borbulhando, passe a panela para o réchaud acesso.
A fondue de queijo pode ser acompanhada com pães, batatas, além de outros legumes cozidos e até biscoito polvilho (acredite, apesar de inusitado fica ótimo).
Essa receita serve bem 9 pessoas.

Fonte/Pesquisa: pt.wikipedia.org/wiki/Fondue




Nenhum comentário:

Postar um comentário