sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Curso de Culinária no Mercearia do Mediterrâneo

Vedete da noite - Risoto de Frutos do Mar e Tinta de Polvo


Como havia postado no final de semana, sábado fui almoçar no bistrô Mercearia do Mediterrâneo e por ter gostado muito não só do lugar, mas da comida e do atendimento, resolvi fazer um dos cursos culinários que a casa oferece optando pelo de risotos com harmonização de vinhos.

Na aula ministrada pelo chef Jonathan Lauriola, também proprietário do local, foram preparados três tipos de risotos, primeiro o de cogumelos, depois o de abóbora acompanhado de cebolas caramelizadas e para finalizar com chave de ouro o de frutos do mar com tinta de polvo.

Tudo harmonizado com o vinho Obra Prima Rosado de Cabernet Sauvignon 2013, que segundo o chef, diante de risotos com preparos e ingredientes tão distintos entre si, seria o que harmonizaria melhor, ou seja, vinho rose combina com tudo.


Preparo do Risoto de Cogumelos

Obra de arte pronta

Preparo do Risoto de Abóbora com Cebolas Caramelizadas

Hora da degustação

Parece uma pintura

Preparo do Risoto de Frutos do Mar. Nesse momento o chef joga a tinta de polvo

Enquanto prepara os pratos, o chef vai explicando detalhadamente o passo a passo da receita

O chef também dá dicas sobre o manuseio dos produtos utilizados nas receitas

Quer saber o ponto da lula para não virar borracha?
O chef ensina



A hora mais feliz do curso é a degustação

Além desse, a casa oferece outros tipos de cursos na área da gastronomia, todos voltados para gourmets e amantes da boa comida, bastando apenas acompanhar a Fan Page, podendo se inscrever pelo e-mail deles ou telefone, ambos disponíveis na página do Facebook. 

No curso sobre risotos - que será novamente ministrado no próximo dia 25 - os alunos tiveram a oportunidade não só de aprender as receitas dos pratos, como também puderam ter dicas de escolha e compra do risoto e demais produtos utilizados na preparação.

Ah! O melhor de tudo é que no final do preparo, os alunos degustam os pratos. Portanto, mesmo aqueles que não tenham familiaridade com a cozinha ou morrem de medo só de pensar em encarar um fogão, mas adoram comer, vão gostar da experiência, já que as aulas são demonstrativas e o professor extremamente didático.

Os cursos são feitos no andar de cima do bistrô e oferece um espaço com boa infraestrutura, sendo que a maioria das aulas são preparadas e dadas pelo experiente e competente Jonathan Lauriola, que atua na gastronomia há mais de vinte anos, já tendo trabalhado com o aclamado chef Alain Ducasse dispensando apresentações.

Mais uma vez recomendadíssimo!!!

Vinho para acompanhar a degustação

Tinta de Polvo

Esse foi o vinho escolhido pelo chef para harmonizar com os pratos


Endereço:

Mercearia do Mediterrâneo
Rua Moliere, 235
Vila Sofia, São Paulo/SP
Tel. (11) 5523-0602






2 comentários:

  1. Hummm, deu até água na boca. ... Na semana passada tive a oportunidade de fazer o curso de massas e foi igualmente maravilhoso! Eu "super recomendo "!!! Tudo muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata,
      Eu adorei o curso de risotos, a aula foi ótima!
      Pena que perdi o de massas, mas já estou planejando o próximo curso.
      Abraços

      Excluir