domingo, 5 de outubro de 2014

Barcelona I

Não tem nada melhor que viajar e poder desbravar novos lugares, conhecer culturas diferentes e principalmente apreciar a gastronomia local.

Não importa o destino e nem a distancia percorrida, o que vale é a descoberta do novo que ela nos proporciona, enfim a viagem é um alimento para alma.

Eu adoro viajar e não foi diferente quando tive a oportunidade de visitar Barcelona, charmosa cidade localizada no nordeste da Espanha, bem na costa do Mediterrâneo. Foram apenas três dias e obviamente não foi tempo suficiente para conhecer toda cidade, o que me deixou um pouco frustrada, mas pelo pouco que vi, tenho certeza de que retornarei não só para visitar os lugares que faltaram, mas também para voltar aos lugares em que estive, talvez até com outro olhar e sob outra perspectiva.

Começo de viagem é assim, todo mundo feliz e animado

O que quero dizer é que Barcelona vale muito a pena, além de linda a metrópole respira cultura, sem falar que me senti durante toda a viagem no filme Vicky Cristina Barcelona de Woody Allen, cujas locações escolhidas são bem emblemáticas e até clichês, traduzindo, o filme, apesar de legal é quase um guia turístico. Mas vamos ao que interessa:

Depois de horas dentro do avião, fomos para o hotel Ibis – Sagrada Família e aproveitando que estávamos na região, apesar do mega cansaço - quem precisa dormir? - no mesmo dia fomos visitar a monumental Catedral da Sagrada Família, projetada por Antoni Guadi em 1882 e que até hoje permanece inacabada, estando prevista que sua conclusão se dê em 2026, ano do centenário da morte do artista.

A caminho da catedral

Mas antes pausa para um lanchinho

A catedral ao fundo

Como ela vem sendo construída aos poucos, dá para perceber os diferentes estilos.
Desse lado fica a saída

Apesar de ter falado do Woody Allen, impossível não lembrar dos filmes do Almodovar vendo esses táxis

A construção realmente impressiona tamanha magnitude e beleza, considerada uma verdadeira obra de arte.

Uma curiosidade sobre o templo, é que sua construção desde o principio foi financiado por doações privadas, permanecendo assim até hoje.

Para quem vai a Barcelona, a visita é obrigatória, mesmo com a fila e os altos preços, ou seja, imperdível.

Outro lado da igreja, aqui é a entrada.
Dá para perceber que o estilo daqui é diferente do lado da saída

Dentro do templo

Família na Sagrada Família

Dali fomos dar uma volta pela centro da cidade, passando pela Rambla de Catalunya que conta com várias lojas de grife e se estende da Plaça Catalunya a Avenida Diagonal, e corre em paralelo com a Passeig de Gràcia, esta uma das principais avenidas de Barcelona, onde na esquina com a Rua Provença está localizada a Casa Milà que não deu para visitar, pois estava em reforma.

A Casa Milà, também conhecida como La Pedreira, é um edifício modernista, também projetado por Antoni Gaudi, aliás, as suas obras na cidade são muito características, só de bater o olho já se percebe que é dele sem que ninguém fale.

Bom, a casa foi construída entre 1906 e 1910, e em 1984 foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Nem tava cansada

A Casa Milà estava coberta por causa da reforma

A Casa Milà no guia e ao vivo atrás

Depois seguimos para Casa Batllò, situada no número 43 da Passeig de Gràcia e mais uma das tantas obras primas de Gaudi, infelizmente não conseguimos entrar, já que havia passado do horário de visitas.

Casa Batllò

Fachada da Casa Batllò

Não podia faltar a selfie

Como era tarde e estávamos morrendo de fome, jantamos no Citrus, restaurante especializado em cozinha mediterrânea e um dos melhores que visitamos durante toda a viagem.

Momento de descontração no Citrus.
Ops, a garrafa ficou bem na frente da Bru

Para falar a verdade não me lembro muito bem quais pratos pedimos, só sei que estavam divinos

A Bru mandando ver na paella

Estávamos exaustos, por isso depois do jantar encerramos o dia e voltamos para o hotel.

A continuação dessa aventura fica para o próximo post.

Endereços:

Hotel Ibis – Sagrada Família
Carrer Napols, 230-232, 08020
Site: http://www.ibishotel.ibis.com/

Catedral Sagrada Família
Carrer de Mallorca, 401, 08013
Barcelona, Espanha
(aberta das 9:00 às 18:00)