terça-feira, 4 de novembro de 2014

Semana Mesa SP

O passaporte da alegria

Como já devem saber está tendo o Semana Mesa SP, evento gastronômico em parceria com a revista Prazeres da Mesa e o Centro Universitário Senac que engloba congresso, aulas, boa comida, além de degustação de bebidas tudo para ficar por dentro do que é novidade e tendência na gastronomia.

O evento que dura três dias, começou no dia 03 de novembro e vai até 05 de novembro das 13h às 21h.

Mesmo quem não queira pagar para assistir o congresso e as aulas, mesmo assim dá para dar um pulo até lá e se deliciar com as comidinhas dos food trucks e das barracas disponíveis, também há barraquinhas de produtos para venda. Enfim, tem para todo mundo.
Ontem estive no evento e além de comer, degustar e ficar por dentro das novidades, aproveitei para assistir as aulas de Eliane Kima com o chef Wilson Soares e do chef Andre Saburó. Tinha muita gente fera, mas infelizmente não deu para ver tudo.

Quem pôde participar do “Mesa Tendências”, provavelmente assistiu as palestras ministradas pelo Guga Rocha que abriu o congresso, seguido pelo Jefferson Rueda que preparou um frango ao molho pardo, sem falar que deve ter visto também o Rodrigo Oliveira do Mocotó, Alex Atala, André Mifano, Ferran Adriá, dentre outros.

Estiveram presentes no “Mesa ao Vivo” o chef Carlos Bertolazzi do “Cozinha sob Pressão”, o chef Mario Portella que deu uma aula sobre como preparar um porco saudável, a Morena Leite e muito, mas muito mais gente, enfim são tantos nomes que fica difícil citar todos.

Arroz com frutos do mar do "La Peruana"

Ainda estava tranquilo

Do lado de fora o público podia provar as comidas das barraquinhas e dos food trucks. Ontem foi dia do Buzina, Rolando Massinha, La Peruana e Bamboleiras, como não sou boba fiz o mesmo.

A galera degustando cervejas

Que tal um vinho?

Stand da Agro Bonfim

Antes de ir para aula, dei uma circulada para ver as tendências e novidades, aproveitando para degustar uns vinhos e a refrescante salada de frutas do stand da Agro Bonfim.

Programação da Sala Mão na Massa

Carol Perez com a primeira turma

Inicio da aula do chef Wilson Soares

Achei incrível o que a transglutaminase ou TG pode fazer. Quem diria que são pedaços de peixes distintos? Eles estão coladinhos!

Adoro quando eles dão show

Wilson Soares e Eliane Kima

Aula de gastronomia é assim, no final tem degustação

Chef orgulhoso de sua criação

A primeira aula da “Sala Mão na Massa” foi da Carol Perez que preparou uma bruschetta de berinjela, cujo tema da aula foi “Harmonização com Balsâmicos”. Em seguida na mesma sala, foi a vez de Eliane Kima e Wilson Soares que prepararam uma receita com salmão e tarê, usando uma enzima que ajuda a reestruturar a proteína da carne, a transglutaminase ou TG, anunciando as novidades da gastronomia molecular.

Ficha técnica da aula do André Saburó

Aula de anatomia. Ué não era gastronomia?

Olha o tamanho do atum!!! Sabia que enquanto o peixe não atingir 4 kg ele não deve ser pescado para consumo? Pois significa que o peixe é tão jovem, que provavelmente nem se reproduziu ainda.

Adoro essas coisas

Esses pedaços de atum são do peixão acima. Sério, o cara abriu o peixe na hora.

O resultado da obra

Depois fui assistir a ótima aula dada pelo chef André Saburó, que preparou o prato Maguru Zuque, cujo nome origina da palavra maguró que significa atum e zukê que é um molho a base de sakê e shoyo. Mas antes de preparar o prato, o chef deu uma aula detalhada sobre a anatomia do atum. Achei demais!

Mais uma circulada

No final vim parar aqui

No final, mais uma circulada pelo evento e mais comida para fechar com chave de ouro.


Endereço:

Centro Universitário Senac
Av. Engenheiro Eusébio Stevaux, 823
São Paulo/Sp


Um comentário: