quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Carbonara Vapt-Vupt


Essa semana preparei uma Macarronada à Carbonara e apesar de já ter uma receita no blog, mesmo assim resolvi compartilhar, pois essa é uma outra versão, que a meu ver pareceu mais rápida e prática.

Essa versão, apesar de algumas mudanças que acabei fazendo, é da Rita Lobo do já aqui comentado livro Panelinha Receitas que Funcionam, o bom dessa receita deliciosa é que além dos ingredientes serem facilmente encontrados na geladeira, não suja muita louça.

Se animou?

Então mãos a obra!!!


Ingredientes:
300 gramas de fettuccine ou qualquer outro macarrão do tipo longo;
1 xícara de chá de bacon picado em cubinhos;
2 colheres de sopa de azeite;
2 dentes inteiros de alho descascados;
¼ xícara de chá de vinho branco seco;
3 ovos;
½ xícara de parmesão ralado na hora;
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto.


Modo de preparo:
Cozinhe o macarrão conforme as instruções da embalagem, devendo começar pelo aquecimento da água em uma panela grande.
Enquanto esquenta a água do macarrão, numa frigideira grande aqueça o azeite e refogue os dentes de alho. Quando começar a dourar, retire-os, pois a intenção é apenas aromatizar o azeite.
Na mesma frigideira com o azeite aromatizado, coloque os bacons com cuidado.
Deixe que refoguem, quando começarem a dourar, coloque o vinho e deixe borbulhando por 2 minutos. Desligue o fogo.
É provável que nessa etapa, a água do macarrão comece a ferver, sendo assim, coloque o macarrão na panela e siga as instruções de tempo de cozimento da embalagem.
Enquanto isso, numa tigela grande, de preferência onde a massa será servida, quebre os ovos e misture com sal, pimenta e o queijo ralado. Mexa tudo. Tome muito cuidado com o excesso de sal, pois lembre-se tanto o bacon, quanto o queijo já são salgados, isso sem falar que a água do macarrão provavelmente também terá sal.
Assim que a massa estiver al dente, escorra a água, transferindo diretamente e imediatamente o macarrão para a tigela dos ovos, misturando tudo. Não precisa levar ao fogo, pois o macarrão fervendo cozinhará os ovos da tigela.
Uma dica da Rita é que, ao desligar a água do macarrão, ligue imediatamente o fogo do bacon, pois enquanto você escorre o fettuccine e o mistura aos ovos, o bacon aquece.
Em seguida, junte o bacon à massa. A autora da receita sugere adicionar a gordura da frigideira na massa, eu prefiro colocar somente o bacon sem o óleo.
Coma em seguida.
Essa receita dá certinho para 4 pessoas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário