quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Quem já comeu formiga levanta a mão?

Imagem: Rubens Kato

Não é de hoje que existem vários registros no país de consumo desse inseto, mais precisamente da espécie içá, também conhecida como tanajura, que tem a extremidade do corpo gordinha formando uma bola, o dito traseiro. Geralmente essa formiga é comida frita.

Mas uma espécie em particular ganhou status de iguaria, é a nossa saúva, proveniente do norte da Amazônia, entre a fronteira com a Colômbia e a Venezuela. Tal status foi graças ao famoso chef Alex Atala do restaurante D.O.M., que descobriu o potencial gastronômico do inseto numa de suas viagens, ao experimentar um prato de uma senhora de origem indígena.

O chef ao provar a comida, achou tratar-se de uma erva devido o marcante sabor de capim-santo e gengibre, a tal senhora que mal falava português dentro de sua simplicidade, respondeu que não havia erva nenhuma, mas somente formiga. Encantado com o sabor e a sabedoria dessa senhora, o chef a convidou para vir a São Paulo e ensinar sua brigada a preparar as receitas que levavam saúva.

Daí por diante, o inseto passou a fazer parte do menu do estrelado restaurante, podendo vir à mesa sozinho ou acompanhado de abacaxi.

Eu nunca experimentei, mas tenho muita curiosidade, inclusive ouvi dizer que já tem gente servindo saúva no hambúrguer. Isso mesmo que você leu, ao invés de cebola caramelizada, o inseto vai por cima.

Achou estranho? Eu não acho, pois quem comeu garante que é uma delícia e lembra realmente capim-limão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário