sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Arroz com Linguiça Defumada e Cebola Caramelizada



Receita prática e fácil de Arroz com Linguiça Defumada e Cebola Caramelizada, perfeita para o dia a dia. As medidas a seguir servem duas porções.


Ingredientes para o arroz:
1 fio de azeite;
½ cebola média picada;
2 dentes de alho picados;
1 xícara de chá de arroz lavado;
2 linguiças defumadas picadas;
¾  xícara de chá de ervilhas;
½ xícara de chá de vinho branco seco;
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto;
½  xícara de chá de água para o cozimento.


Modo de preparo:
Aqueça o azeite e refogue a cebola, em seguida acrescente o alho.
Coloque o arroz e em seguida a linguiça, misturando aos demais ingredientes da panela.
Acrescente as ervilhas. Neste caso, pode usar ervilhas em lata, ou in natura ou ainda se preferir a desidratada, porém, esta última já deverá estar cozida.
Tempere com sal e pimenta.
Coloque o vinho e deixe evaporar o álcool.
Coloque a água e deixe cozinhar com a panela semi-tampada. Pode ser que seja necessário acrescentar mais água.
Assim que o arroz estiver cozido, retire do fogo e tampe toda a panela para que termine de secar a água. Reserve.


Ingredientes para a cebola caramelizada:
1 fio de azeite;
½ cebola fatiada em julienne (em tirinhas);
1 pitada de sal;
1 colher de chá de açúcar para caramelar.


Modo de preparo:
Aqueça o azeite e refogue a cebola. Para a cebola não queimar na frigideira, coloque uma pitada de sal, isso ajuda a cebola soltar água e aí ela não queima e nem gruda na frigideira. Essa dica serve para qualquer prato que necessite refogar antes a cebola, inclusive para o arroz.
Em seguida coloque o açúcar, misturando tudo. Deixe caramelizar.
Depois de pronta a cebola, retire do fogo.
Sirva o arroz num prato ou bowl, decore com as fatias de cebola caramelizadas.



terça-feira, 28 de outubro de 2014

Compota de Maçã


Um docinho para alegrar a alma é tudo de bom, e quando se trata de uma compota é melhor ainda porque faz a gente lembrar o conforto da casa da avó.

O bom mesmo é que essa compota de maçã não dá o menor trabalho, podendo ser degustada sozinha ou acompanhada de uma bola de sorvete de creme, ficando uma delícia também no pão, mas aí será necessário deixar que as maças fiquem um pouco mais no fogo, a fim de que adquiram consistência de geleia.


Ingredientes:
150 ml de água;
200 g de açúcar;
2 paus de canela;
Suco de 1 limão;
500 g de maçãs fatiadas e sem sementes.


Modo de preparo:
Em uma panela, ferva a água, o açúcar e a canela.
Enquanto isso regue as maçãs com o suco do limão. Caso o limão esteja muito seco use mais ½ limão.
Misture as maçãs nesse suco.
Quando a calda estiver fervendo, jogue as maçãs com o suco misturando os ingredientes.
Deixe cozinhar por uns 20 minutos aproximadamente, sem deixar que as maçãs se desmanchem.
Quando estiver pronta despeje as maçãs com a calda em um frasco ou em uma tigela. Sirva morna ou fria.


Com uma bola de sorvete fica perfeita

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Quintana Bar

Frigideira da Nona, prato delicioso, muito bem servido e perfeito para os que não gostam de arriscar


Domingo é o melhor dia para curtir um almoço com a família e se for num lugar bacana, melhor ainda. Estou falando do Quintana Bar, outro restaurante muito legal que descobri perto de casa.

Na verdade o lugar está mais para boteco, mas não importa, pois o importante é que o ambiente é muito agradável, a comida é bem feita e os atendente apesar de se atrapalharem um pouco com a alta movimentação da casa são super simpáticos e atenciosos na medida do possível.



O espaço amplo foi charmosamente decorado com inspirações da região Sul do Brasil, assim como há muitas referências do nosso poeta Mario Quintana, aliás, não precisa prestar muita atenção no local para perceber que nas paredes, na escada, enfim para qualquer canto que se olhe, há versos e os títulos das obras mais conhecidas do poeta.

Para quem não sabe Mario Quintana nasceu em Alegrete, Rio Grande do Sul, em 30 de julho de 1906, vindo a falecer em 05 de maio de 1994. Além de poeta era também jornalista e tradutor. Apesar de não ter sido um dos imortais da Academia Brasileira de Letras, Quintana foi um grande poeta conhecido pela simplicidade, ironia e profundidade de seus escritos.


Essa é ótima, segundo Mario Quintana "A burrice é a dificuldade de entendimento que ocorre nas outras pessoas"

Adorei o painel que também é usado na toalha descartável e pode ser usado como caça palavras

Um pequeno empório


Algumas obras de Mario Quintana na escada em forma de livros


Voltando ao boteco, ao que se percebe, é que a casa é na verdade uma grande homenagem a Mario Quintana, enquanto que os pratos do cardápio têm como base a cozinha do Sul. Estar no Quintana Bar seja com a família num almoço de domingo ou com os amigos num happy hour, é muito reconfortante, não só pelos trechos de poemas expostos nas paredes, mas principalmente pela agradável sensação de ter um pedacinho do sul ali naquele momento, melhor ainda é a sensação de ter voltado um pouquinho no tempo.



O pastel com recheio de camarão é ótimo

Menarrosto de Coelho

Churrasco Ancho acompanhado de Arroz de Carreteiro e Feijão Campeiro.


Endereço:

Rua Olavo Bilac, 57
Vila Sofia, São Paulo/SP
Fone: (11) 2129-6570

sábado, 25 de outubro de 2014

Quibe Frito



O almoço de hoje foi quibe frito, nem me preocupei em fazer alguma outra coisa, no máximo lavei umas folhas de alface para acompanhar. Sendo assim, para ficar mais fácil ainda optei por preparar porções maiores.

O único problema é que a fome tava tão grande que não deu tempo nem de tirar foto para o post, de modo que tive que me contentar com o único que sobrou.

Caso não queira fazê-lo frito, pode assá-lo no forno, lembrando apenas de regá-lo com um fio de azeite antes de colocar no forno, pois ele fica mais seco.

Outra dica importante é não congelar a carne que será usada para o quibe, pois o salgado pode quebrar e se desmanchar durante a fritura, aconselho também a não ficar mexendo tempo todo no quibe, vire-o somente uma vez quando estiver fritando.


Ingredientes:
1 xícara de chá de trigo para quibe;
2 xícaras de chá de água morna;
300 gramas de carne moída (eu usei patinho);
½ cebola grande picada;
3 dentes de alho picados;
Noz moscada ralada a gosto;
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto;
¼ de xícara de chá de azeite;
Óleo para fritar (o quibe deverá ficar imerso no óleo).


Modo de preparo:
Deixe o trigo de molho na água morna por aproximadamente 40 minutos, você verá que o trigo dobrará de tamanho. Depois com auxílio de um pano de prato limpo, coe o trigo espremendo bem o pano retirando toda a água.
Coloque o trigo coado dentro de uma tigela grande, acrescente a carne moída, a cebola, o alho, a noz moscada, o sal, a pimenta e o azeite. Misture tudo com as mãos.
Molde os quibes nas mãos.
Frite em óleo bem quente.
Sirva em seguida
Essa receita rende 6 quibes grandes, desses de padaria, mas se for para festa acredito que deva render uns 30 salgados.


quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Celebrity Chefs

Foto: Mario Rodrigues

Estamos estreando uma nova categoria do blog é o Dando o que Falar que pretende mostrar ideias, novidades, acontecimentos e assuntos que são tendências e como o nome já diz estão dando o que falar.

Sendo assim, começaremos com os realities shows culinários que invadiram tanto a TV aberta quanto a fechada, a exemplo disso temos o MasterChef que passa na Band e é sucesso absoluto no segmento, tanto é que o Silvio Santos não perdeu tempo e tratou logo de fazer uma versão brasileira de Hell’s Kitchen que em terras tupiniquins foi batizado de Cozinha Sob Pressão com apresentação do Chef Carlos Bertolazzi.

No canal fechado GNT, há o Cozinheiros em Ação apresentado pelo chef Olivier Anquier e conta com um time de jurados composto pelos também chefs Renata Vanzetto, Mônica Rangel e Ivan Achcar. Em comum, todos os programas tratam-se de uma competição de cozinheiros, com eliminação toda semana daquele que teve pior desempenho, restando no final aquele que melhor se sai pilotando um fogão.

Confiante na continuidade do sucesso desse tipo de programa, o GNT promete outro reality nos mesmos moldes para o ano que vem e deve se chamar Food Truck: a Batalha.

Eu me divirto com todos, mas na minha opinião o melhor reality é o Master Chef, cujos jurados Paola Carosella, do Arturito, Henrique Fogaça, do Sal Gastronomia e o ótimo Erick Jacquin, roubam a cena com destaque para Jacquin, impagável no papel de jurado carrasco. O programa também é o que oferece melhor prêmio ao vencedor, R$ 150 mil reais, um carro, uma bolsa de estudos na Le Cordon Bleu, em Paris e um livro publicado com as próprias receitas.

Parece que a televisão descobriu um filão, que entretém tanto aqueles que gostam de programas realities, quanto aqueles que gostam de culinária, aumentando ainda mais o interesse pela gastronomia, no entanto, diante de tantos programas nesse segmento, fora os que ainda deverão surgir até o próximo ano, só nos resta saber se em breve ficaremos saturados da fórmula.


vinheta de abertura do Reality Show da Band - MasterChef


quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Ovos no Cocotte


Hoje teremos “ovos no cocotte” que nada mais são que ovos assados em tigelas individuais untadas com manteiga, tendo ainda na preparação creme de leite ou nata, sal e pimenta, podendo ser acrescentados outros ingredientes tais como queijo, presunto, bacon, etc.

De origem francesa, geralmente esses ovos são servidos no café da manhã acompanhados de torradas para mergulhar na gema, o que não quer dizer que não possam ser servidos de entrada em um jantar ou como acompanhamento.

Quando se usa queijo na preparação, da-se preferência por queijos mais sofisticados, mas como eu tinha apenas mussarela na geladeira, então acabei usando este mesmo.

Um detalhe importante, originalmente a gema precisa ficar cremosa, por isso que o tempo para assar é de no máximo 10 minutos, mas caso isso incomode e prefira deixar mais tempo no forno, não tem problema, tudo é questão de gosto.


Ingredientes:
Manteiga para untar os ramequins;
4 fatias de presunto;
4 ovos;
Sal e pimenta do reino a gosto;
½ xícara de chá creme de leite fresco;
Queijo mussarela ralado;
4 colheres café de manteiga.


Modo de preparo:
Aqueça o forno a 180°C.
Unte com manteiga os ramequins e coloque uma fatia de presunto em cada um.
Quebre um ovo em cada ramequin, em seguida tempere com sal e pimenta.
Coloque 1 colher de sopa de creme de leite em cada tigela;
Jogue o queijo mussarela ralado por cima.
Finalize com 1 colher de café de manteiga em cada tigela.
Leve para assar em banho-maria por aproximadamente 10 minutos.
Sirva em seguida.




terça-feira, 21 de outubro de 2014

Frango à Passarinho



Hoje foi dia de Frango à Passarinho, que apesar de ser fritura é uma delícia e de vez em quando não faz mal a ninguém.

O prato tanto pode acompanhar o nosso arroz com feijão de cada dia, como também pode ser uma opção deliciosa de petisco.

Para o preparo usam-se recortes de frango, dentre eles peito, coxas, sobrecoxas, asinhas, coxinhas das asinhas e meio das asinhas e dorso. Esses pedaços conseguem-se no açougue, basta pedir ao funcionário que precisa de recortes para o preparo de frango à passarinho, se bem que hoje em dia há opções congeladas de marcas diversas, facilitando o trabalho.


Ingredientes:
500 gramas de pedaços de frango;
Sal e pimenta do reino a gosto;
Óleo para fritar (os frangos deverão ficar imersos);
6 dentes de alho amassados;
1 colher de sobremesa de manteiga sem sal.


Modo de preparo:
Tempere os recortes de frango com sal e pimenta.

Em uma frigideira, aqueça o óleo e frite os pedaços até que fiquem dourados. Retire os frangos da frigideira e coloque-os em uma travessa. Reserve.

Em outra frigideira, aqueça a manteiga e refogue o alho.

Quando o alho estiver dourado, retire com uma escumadeira e escorra o óleo em papel toalha.

Jogue o alho por cima dos pedaços de frango, sirva em seguida.



segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Bolo de Beterraba com Calda de Chocolate



Que tal um delicioso bolo de beterraba com calda de chocolate?

Interessou-se? Então lá vai a receita, que além dos ingredientes abaixo, serão necessários manteiga sem sal e farinha de trigo para untar a assadeira que poderá ser daquelas com buraco no meio ou uma redonda de 20 cm de diâmetro.

Uma sugestão, ao invés de assar o bolo em fôrma comum, asse-o em forminhas para cupcake, a criançada vai adorar.


Ingredientes para a massa:
2 ½ xícara de chá de farinha de trigo peneirada;
2 xícaras de chá de açúcar peneirado;
1 xícara de chá de óleo;
3 ovos;
1 ½ beterraba grande descascada e cortada em pedaços (se for usar da média use duas beterrabas);
1 colher de sopa de fermento em pó.


Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 180 °C.

Em uma tigela misture a farinha e o açúcar. Reserve.

Bata em um liquidificador, o óleo, os ovos e a beterraba até que fique uma massa homogênea, juntando essa mistura a farinha e ao açúcar reservados.

Mexa bem, por último coloque o fermento em pó.

Despeje a massa na assadeira e leve para assar por aproximadamente uns 30 minutos fazendo o teste palito, se ele sair limpo é porque o bolo está pronto, mas lembre-se o teste tem que ser no meio da fôrma.


Ingredientes para a calda:
5 colheres de sopa de açúcar;
2 colheres de sopa de cacau em pó;
6 colheres de sopa de leite;
1 colher de sopa de manteiga sem sal.


Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes em uma panela em fogo baixo e misture dissolvendo e incorporando os ingredientes, quando a calda estiver soltando da panela, retire do fogo.

Desenforme o bolo já frio e jogue a calda por cima.

Bom apetite!


Os pedaços de beterraba não precisam ser muito pequenos

Bata a beterraba, o óleo e os ovos no liquidificador






















sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Curso de Culinária no Mercearia do Mediterrâneo

Vedete da noite - Risoto de Frutos do Mar e Tinta de Polvo


Como havia postado no final de semana, sábado fui almoçar no bistrô Mercearia do Mediterrâneo e por ter gostado muito não só do lugar, mas da comida e do atendimento, resolvi fazer um dos cursos culinários que a casa oferece optando pelo de risotos com harmonização de vinhos.

Na aula ministrada pelo chef Jonathan Lauriola, também proprietário do local, foram preparados três tipos de risotos, primeiro o de cogumelos, depois o de abóbora acompanhado de cebolas caramelizadas e para finalizar com chave de ouro o de frutos do mar com tinta de polvo.

Tudo harmonizado com o vinho Obra Prima Rosado de Cabernet Sauvignon 2013, que segundo o chef, diante de risotos com preparos e ingredientes tão distintos entre si, seria o que harmonizaria melhor, ou seja, vinho rose combina com tudo.


Preparo do Risoto de Cogumelos

Obra de arte pronta

Preparo do Risoto de Abóbora com Cebolas Caramelizadas

Hora da degustação

Parece uma pintura

Preparo do Risoto de Frutos do Mar. Nesse momento o chef joga a tinta de polvo

Enquanto prepara os pratos, o chef vai explicando detalhadamente o passo a passo da receita

O chef também dá dicas sobre o manuseio dos produtos utilizados nas receitas

Quer saber o ponto da lula para não virar borracha?
O chef ensina



A hora mais feliz do curso é a degustação

Além desse, a casa oferece outros tipos de cursos na área da gastronomia, todos voltados para gourmets e amantes da boa comida, bastando apenas acompanhar a Fan Page, podendo se inscrever pelo e-mail deles ou telefone, ambos disponíveis na página do Facebook. 

No curso sobre risotos - que será novamente ministrado no próximo dia 25 - os alunos tiveram a oportunidade não só de aprender as receitas dos pratos, como também puderam ter dicas de escolha e compra do risoto e demais produtos utilizados na preparação.

Ah! O melhor de tudo é que no final do preparo, os alunos degustam os pratos. Portanto, mesmo aqueles que não tenham familiaridade com a cozinha ou morrem de medo só de pensar em encarar um fogão, mas adoram comer, vão gostar da experiência, já que as aulas são demonstrativas e o professor extremamente didático.

Os cursos são feitos no andar de cima do bistrô e oferece um espaço com boa infraestrutura, sendo que a maioria das aulas são preparadas e dadas pelo experiente e competente Jonathan Lauriola, que atua na gastronomia há mais de vinte anos, já tendo trabalhado com o aclamado chef Alain Ducasse dispensando apresentações.

Mais uma vez recomendadíssimo!!!

Vinho para acompanhar a degustação

Tinta de Polvo

Esse foi o vinho escolhido pelo chef para harmonizar com os pratos


Endereço:

Mercearia do Mediterrâneo
Rua Moliere, 235
Vila Sofia, São Paulo/SP
Tel. (11) 5523-0602






quinta-feira, 16 de outubro de 2014

The Dog Haüs


Na última terça-feira eu o Dani fomos ao cinema e aproveitamos para comer umas comidinhas, optamos pelo The Dog Haüs casa especializada em cachorro quente, com diversas opções de lanches para encher os olhos e matar a fome.

É bem para aqueles dias em que você quer assumir sua versão ogra, ou seja, lanche bem servido daqueles que o recheio escorre pelo braço. Para comer sem frescura e sem arrependimento!

Com opções tão gostosas e tentadoras, na hora da fome fica difícil escolher uma, mas ao pedir o lanche que pode vir acompanhado de onion rings ou fritas, apesar das sugestões da casa o cliente pode escolher o tipo de salsicha que pode ser ou de carne bovina, ou suína, ou vitela ou cordeiro com hortelã. Eu fui de Texas Dog com salsicha de cordeiro com hortelã, acrescentada de barbecue, chimichurri e cebola conferindo um sabor agridoce que agradou bastante.

O Daniel escolheu o Curry Dog e como o nome já diz leva curry no molho, que, aliás, estava muito bom também.

Vá até lá, peça um dogão caprichado e coma sem culpa, garanto que não vai se arrepender.


Endereços:

Unidade 001
Rua Bandeira Paulista, 406
São Paulo/SP
Tel. (11) 2361-4725

Unidade 002
Shopping JK Iguatemi
Praça de Alimentação
São Paulo/SP
Te. (11) 3152-6670

e-mail: contato@thedoghaus.com.br



Curry Dog

Texas Dog 


terça-feira, 14 de outubro de 2014

Gemada Delícia


A receita de hoje é bem simples, mas muito saborosa e traz muito conforto, já que nos remete a infância é a gemada, perfeita para o café da manhã ou mesmo para sobremesa se incrementada com uma colher de vinho ou até mesmo cachaça.


Ingredientes:
3 gemas;
3 colheres de sopa de açúcar;
Canela a gosto para polvilhar.


Modo de preparo:
Bata a gema e o açúcar na batedeira em velocidade alta, até formar um creme esbranquiçado. Geralmente é preciso bater uns 10 minutinhos.
Coloque em uma taça ou bow, polvilhe canela em cima.
Sirva em seguida.
Rende uma porção


Dá para incrementar acrescentando essência de baunilha


segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Salada de Laranja


Nesses dias de calor nada melhor que a velha e boa salada verde, aqui a vedete é o molho preparado à base de mostarda Dijon e suco de laranja. Vamos lá?


Ingredientes para a salada:
4 folhas de Alface crespa cortadas grosseiramente;
½  xícara de chá de tomates cereja cortados ao meio;
½ cebola média cortada em rodelas bem finas;
1 laranja pera descascada e cortada em gomos.


Modo de preparo:
Disponhas os ingredientes em uma vasilha grande e funda. Reserve.


Ingredientes para o molho:
Suco de 1 laranja pera;
1 colher de sopa de mostarda Dijon;
2 colheres de sopa de azeite;
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto.


Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes em um pote com tampa.
Feche o pote e chacoalhe bem.
Derrame o molho sobre a salada, mexa delicadamente.
Disponha a salada já temperada em um prato.
Sirva em seguida.
Rende uma porção.

Bom de preparar salada é que não tem segredo


domingo, 12 de outubro de 2014

Mercearia do Mediterrâneo

O tal frango surpreendente do Daniel

Ontem descobri um lugar muito bacana, daqueles que você se apaixona logo de cara, estou falando do Mercearia do Mediterrâneo, uma mistura de bistrô, empório e oficina de culinária.

Para falar a verdade já tinha ouvido falar do lugar numa matéria que li na Folha de São Paulo no caderno Comida, como vi que era perto de casa resolvi experimentar e não me arrependi, pelo contrário.

No sábado fui acompanhada do maridão e da filhota, e logo que entramos demos de cara com o empório que oferece produtos que fazem jus ao nome da casa: vinhos, azeites, além de alguns ingredientes usados no preparo dos pratos servidos no bistrô.

Falando em bistrô, este fica nos fundos da mercearia conferindo simplicidade e aconchego ao local.

Não tivemos a oportunidade de conhecer o chef e proprietário italiano Jonathan Lauriola, mas fomos atendidos pelo simpaticíssimo Mauricio que nos contou um pouco da história do local e nos ajudou na escolha dos pratos.

Não me lembro do nome exato dos pratos, mas a Bru pediu um filé de peixe grelhado acompanhado de cuscuz marroquino, eu pedi uma massa de ravióli e o Dani foi de frango com laranja e batatas.

Enquanto esperávamos os pratos, aproveitamos para conhecer a escola de culinária, localizada no andar de cima e que conta com uma pequena biblioteca com títulos da área da gastronomia.

Rapidamente os pratos chegaram e pudemos nos deliciar em silencio, e como diz a minha avó são de lamber os beiços. Estavam mesmo ótimos, sem falar que o Daniel ficou realmente surpreso com o frango.

Depois pedimos a sobremesa, ficando com o tradicional e delicioso tiramissú e os apetitosos morangos marinados na caipirinha, acompanhados de creme de baunilha e farofinha crocante.

Adoramos a visita, tanto pelo atendimento nota dez, quanto pela qualidade das receitas servidas a preço justo. Voltaremos com certeza, inclusive vou fazer um dos cursos oferecidos pela escola de culinária.

Mega recomendadíssimo!!!

Endereço:

Mercearia do Mediterrâneo
Rua Moliere, 235
Vila Sofia, São Paulo/SP
Tel. (11) 5523-0602

Fachada do local

Charmosa boutique de produtos culinários

Biblioteca vista do andar térreo 

Biblioteca e destaque para o Grande Livro de Cozinha de Alan Ducasse (de capa cinza)

Outro destaque para mais uma obra de Alan Ducasse (livro de capa bege na prateleira amarela)
Fiquei sabendo que o chef Jonathan trabalhou com o próprio.

Ravioli recheado com carne bovina, carneiro e coelho. Melhor impossível!!!

O maravilhoso filé de peixe da Bru

 Tiramissu 

Morangos maravilhosos.
Ficou com vontade?
Dá um pulo lá.