domingo, 17 de novembro de 2013

Chutney de Coco Fresco


Tenho andado sumida por aqui, os motivos são muitos, não que não estivesse cozinhando, pelo contrário, é o que mais tenho feito ultimamente. A verdade é que além estar ocupada e com muitos projetos na cabeça, tenho pensado muito sobre o blog e no que ele tem me trazido, inclusive de que está na hora de fazer algumas mudanças.
Bom, enquanto essas mudanças não chegam, vamos ao que interessa.
  Nesse feriado reunimos a família e para o almoço me inspirei na culinária indiana, que apesar de marcante também pode ser refrescante, combinando super bem com o calor.
O menu do dia foi Frango ao Curry acompanhado de arroz com leite de coco, Salada de Pepino e Uva, Chutney de Coco Fresco e batatas selvagens assadas com ervas, estas últimas, aliás, ficaram avulsas, mas foram preparadas caso alguém na gostasse do tempero peculiar da cozinha indiana, afinal batata todo mundo come.
Enfim, acabou dando tudo certo e o que mais me surpreendeu foi o Chutney de Coco Fresco que apesar dos condimentos utilizados o resultado foi muito bom, já que a refrescância do acompanhamento harmonizou perfeitamente com o tempero marcante do frango ao curry.
Ah! Para quem tiver curiosidade, para preparar esta e outras receitas a seguir (apesar de algumas adaptações) eu me inspirei no excelente livro “Cozinha de Estar Receitas Práticas para Receber” da também excelente Rita Lobo, pela Editora Paralela.

Ingredientes:
1 coco fresco picado grosseiramente;
1 pote de iogurte natural de consistência firme;
1 punhado de coentro fresco;
Sal e pimenta moída na hora a gosto;
4 colheres de sopa de água quente;
4 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem;
1 colher de chá coentro em grãos;
1 colher de sopa de mostarda.

Modo de preparo:
Coloque no liquidificador, o coco fresco picado, o iogurte, o coentro, sal, pimenta e a água quente. Bata tudo até formar uma pasta.
Em uma frigideira ou panela pequena, aqueça o azeite no fogo médio e junte o coentro em grãos. Tampe a panela e deixe uns três minutos no fogo.
Desligue o fogo e junte a mostarda, em seguida a pasta de coco. Misture tudo
Acerte o sal.
Transfira para um bowl.
Se quiser decore com lascas de coco e folhinhas de coentro.
Leve a geladeira até a hora de servir.




Nenhum comentário:

Postar um comentário