domingo, 20 de outubro de 2013

Bolo de Chocolate


No último sábado comemoramos o aniversário do Dani aqui em casa, com direito a quitutes e bolo de aniversário. A receita que compartilho aqui, me inspirei numa que peguei no blog banqueteselanchinhos.com.br/
Na minha versão eu fiz dois bolos e coloquei um em cima do outro na hora de montar, pois precisava de um bolo maior. Mas se preferir pode fazer uma receita só e cortar o bolo ao meio na hora de recheá-lo.
Também acrescentei leite na minha receita, pois só com o óleo e os ovos a massa ficou muito espessa, dificultando o manuseio.
Lápis e papel na mão...


Ingredientes para a massa:
3 xícaras de chá de farinha de trigo peneirada;
2 xícaras de chá de açúcar peneirado;
1 xícara de chá de óleo;
½ xícara de chá de leite;
1 xícara de chá de “Chocolate do Padre”;
3 ovos inteiros;
1 colher de sopa de fermento em pó.


Modo de Preparo:
Bata tudo na batedeira e no final acrescente o fermento.
Leve ao forno pré-aquecido a 200°C em forma untada e enfarinhada por aproximadamente 40 minutos (na dúvida, faça o teste do palito, se sair seco está pronto).
Deixe esfriar e desenforme.
Para deixá-lo úmido, eu faço furinhos com um garfo e depois com auxílio de uma colher vou jogando leite com essência de baunilha. Como gosto bem molhadinho, eu uso uma 1 xícara de chá de leite misturado com uma tampinha de essência de baunilha.
Depois, eu preparo a outra massa, repetindo a receita. Se preferir pode cortá-lo ao meio para colocar o recheio, só que para isso o bolo precisa ter esfriado totalmente. Ah! Nesse caso, aconselho não molhar o bolo como eu fiz, pois ele pode desmontar.


Ingredientes para o recheio:
1 lata de leite condensado cozido por 50 minutos (depois de apitar) na pressão;
½ xícara de chá de xerém de castanha de caju.


Modo de preparo:
Após aberta a lata, misture o doce de leite com o xerém e recheie o bolo.
Como eu disse, eu fiz duas receitas de bolo (repeti a receita da massa), colocando o segundo por cima do primeiro, depois de colocar o recheio.
Como fiz duas receitas, o segundo bolo eu também furei com um garfo e joguei leite misturado com essência de baunilha.


Ingredientes para a cobertura:
½ barra de chocolate meio amargo picado grosseiramente;
½ barra de chocolate “Diamante Negro” picado grosseiramente;
1 colher de sopa de “Chocolate do Padre”;
1 caixinha de creme de leite;
½ lata de leite condensado;
Raspas de chocolate;
Xerém de castanha de caju.


Modo de Preparo:
Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo baixo para que derreta o chocolate.
Despeje a cobertura em todo o bolo.
Enfeite com raspas de chocolate a parte de cima do bolo e cubra o restante com xerém, jogando um pouco por cima também.


Nenhum comentário:

Postar um comentário