domingo, 26 de fevereiro de 2012

Sardinha à Moda Camacho

Eis a nossa Sardinha à Moda Camacho, digo isso, pois nunca havíamos preparado sardinha na vida, seguindo apenas nossos instintos culinários para o preparo do peixe, que aliás, diga-se de passagem é muito saboroso.

De qualquer forma, mesmo não tendo a menor idéia dos que estávamos fazendo, nos aventuramos e fizemos do nosso jeito, ainda que correndo o risco de comprometer todo nosso jantar.

Até tivemos algumas dicas do peixeiro, que nos recomendou assar as sardinhas inteiras, ou seja, com cabeça, barriga e tudo mais que tem direito, sem limpá-las. Porém, como era o único tipo de peixe que restara na peixaria, ficamos achando que era "papo" para levarmos as sardinhas, tanto é que ao chegarmos em casa, achamos melhor limpá-las.

Só que para nossa surpresa, após conseguirmos acessar a internet, vimos que o peixeiro realmente estava certo, ou seja, para preparar a autêntica sardinha, basta lavá-la e temperá-la com sal grosso e um pouco de limão, botando ela inteira na grelha. Só depois de assada, é que se abre o peixe e se retira o que tem dentro, já que assim fica bem mais fácil separar a carne do que não se come.

Enfim, de qualquer forma a nossa estava ótima.

Ah! Como havia postado ontem, os filés de sardinha no papel alumínio não deram certo, então fizemos direto na grelha.

Bom, lá vai a receita da Sardinha à Moda Camacho

Lave as sardinhas em água corrente, depois tire a cabeça e corte-as ao meio de forma vertical indo até a cauda. Logo depois, abra o peixe e retire as tripas e a barriga, deixando as espinhas.

Enquanto acende a churrasqueira, feche as sardinhas e as coloque em uma vasilha, temperendo com sal grosso a gosto (não é para empanar, mas sim para jogar por cima dos peixes), depois finalize espremendo limão por cima.

Coloque-as para grelhar, demora aproximadamente uns 10 minutos.

Já os filés, como já vêm limpos e cortados, basta no máximo lavá-los e temperá-los da mesma forma que a sardinha, porém, o tempo de grelha é menor bastando apenas 5 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário