quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Ovos Mexidos à Francesa


Essa semana preparei para o nosso jantar Ovos Mexidos à Francesa, que na verdade trata-se da clássica receita dos verdadeiros ovos mexidos que nada lembra aquela mistura de ovos que preparamos na frigideira.
A receita eu descobri no livro “Panelinha Receitas que Funcionam” da Rita Lobo, Editora Senac São Paulo, cuja quantidade tive que dar uma readaptada.

Ingredientes:
7 ovos;
6 colheres de creme de leite;
1 colher de sopa de manteiga;
Sal e pimenta moída na hora a gosto.

Modo de preparo:
Leve uma panela com água ao fogo alto. Quando começar a ferver, abaixe o fogo.
Enquanto isso, em uma tigela que pode ser de inox, louça ou vidro refratário (eu usei uma panelinha que encaixava na panela que estava com água fervente), quebre os ovos, acrescente o creme de leite e misture sem bater demais.
Tempere com sal e pimenta.
Encaixe a panelinha com a mistura de ovos na panela com água fervente.
Acrescente a manteiga e vá mexendo os ovos, enquanto cozinham em banho-maria (esse é o método francês de preparar ovos mexidos, também conhecido como oeufs brouillés) .
Continue mexendo até a mistura começar a ficar mais durinha, sem deixar que fique ressecada, pois o ponto ideal é de creme.
Retire do fogo e distribua os ovos em três tigelinhas, servindo com pão de forma torrado cortado em triângulo.
Se quiser ser fina, pode servir os ovos como canapés, ou seja, sobre torradas e acrescentar por cima caviar ou ovas de salmão. Mas como a intenção aqui era apenas matar a fome, servi os ovos em tigelinha com pão e linguiça assada só para dar uma incrementada.
Rende 3 porções muito bem servidas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário